Setembro Amarelo: Mês de falar sobre Suicídio

• “Estamos a postos para ajudar! Falar é a melhor solução! Vamos falar?”

Assunto: Administração  |   Publicado em: 24/09/2021 às 14:26   |   Imprimir

A preservação da Vida! Este é o foco dos trabalhos de reflexão, educação em saúde e prevenção, realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, durante o mês de Setembro.

Intitulado Setembro Amarelo, este é Mês de orientação, cuidado e prevenção ao suicídio.  Tema complexo, delicado e cheio de tabus, mas que não pode ser ignorado pela sociedade. Durante Setembro, a ‘Equipe Multi’ da Secretaria da Saúde intensificou as abordagens a respeito da saúde mental, no que se refere às causas de preservação da vida, buscando prevenir e reduzir os altos índices de suicídio.

Durante o Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde visitou as escolas do município, orientando crianças e adolescentes sobre os fatores de risco para o suicídio; doenças mentais a ele associadas e as formas de auxílio ao tratamento destes casos. Dieison Paulus, Psicólogo, citou o bulling e cyberbulling, orientando sobre respeito às emoções e a necessidade de expressá-las, o espaço interativo para expressar e ouvir sobre os sentimentos uns dos outros, o autoconhecimento no que se refere às emoções e o controle destas, entre outros pontos importantes que podem minimizar as doenças emocionais.

São medidas simples: estar aberto a falar e ouvir sobre as emoções uns dos outros e estar alerta aos sinais indicativos de suicídio. Ainda, o telefone 188 – Centro de Valorização da Vida foi divulgado e pode ser usado para o usuário, para que se possa falar sobre suas emoções e receber auxílio de profissionais especializados em saúde mental.

Os educandos receberam folders com informações importantes sobre o tema - Suicídio - e serão disseminadores de informação ás famílias e à comunidade. A equipe orientou, também, que a Secretaria da Saúde de Cândido Godói conta com serviços médicos, de enfermagem, psicologia e psiquiatria e está preparada para receber os usuários que necessitam de ajuda para lograr de uma vida mentalmente feliz e saudável.

Essa atividade nas escolas faz parte do Programa Saúde na Escola. O tema foi extremamente importante e, professores e alunos mostraram interesse em levar as mensagens adiante, no sentido de ajudar na prevenção e preservação da saúde e da vida.