Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA

 

Com o intuito elaborar dados sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), proposta pela FADERS, e também implantação de políticas públicas que garantam a cidadania das Pessoas com TEA no nosso Estado e município, estão sendo feitas as Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA.

A CIPTEA foi instituída pela Lei Federal nº 13.977/2020 - Lei Romeo Mion, com vistas a garantir atenção integral, prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A solicitação da CIPTEA pode ser feita no site da FADERS através do link: https://faders.rs.gov.br/carteira-de-identificacao-da-pessoa-com-transtorno-do-espectro-autista-ciptea ou no CRAS, mediante horário agendado pelo whatsapp 99622-7867, com a assistente social Caroline Flores. Informações sobre saúde, educação, trabalho, renda, dentre outras são coletadas no formulário de solicitação da CIPTEA. Estes dados são extremamente relevantes para a implantação e implementação de políticas públicas para este segmento populacional.

Vale ressaltar que em nosso município a lei Nº2838/2021 regulamenta a inclusão de atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos e privados.