‘BANDA + VIDA’: SMS promovendo Saúde, através da Música

“SAÚDE: Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.” (Organização Mundial da Saúde)
Historicamente, como diferente não poderia ser, a Saúde tem sido uma das prioridades da Administração Municipal, de Cândido Godói.
Para o gestor e para a Equipe de Saúde, está claro o conceito da Organização Mundial da Saúde que define Saúde como sendo ‘Um estado de completo bem-estar físico e não apenas a ausência de enfermidade’.
Diante deste conceito surgiu o ‘Projeto + Vida’ e junto foi criada a “Banda + Vida”, Banda Municipal da Terceira Idade, que nessa gestão foi reorganizada e ampliada, com o objetivo claro de, através da música, promover Autoestima, Solidariedade, Saúde, Paz e Qualidade de Vida.
Os integrantes da Banda + Vida – homens e mulheres que gostam e fazem música – participam das mais diversas atividades: fazem um Encontro Musical mensal, com almoço de integração; verificação da Pressão Arterial; Ensaio e/ou resgate de Músicas Antigas. Também promovem apresentações e Bailinhos, para animar e reanimar os Grupos da Terceira Idade, levando música e alegria; fazem música para driblar a inatividade e manter os Idosos animados e em movimento.
A Banda + Vida é, hoje, uma marca do município de Cândido Godói. Conhecido como Capital Mundial dos Gêmeos, Cândido Godói foi também certificado como Município Amigo do Idoso. “Vamos envelhecer musicando, pois ‘quem canta seus males espanta’”, festejam os integrantes dessa Banda, que fazem música por longevidade, saúde e mais vida. Essa experiência positiva – de ‘Envelhecer Musicando’ - está sendo levada para vários outros grupos e municípios da nossa região, disse o monitor da banda, Sr. Claudino Khun.
“Somos um município de cultura musical e de muitos músicos, vários deles já na Terceira Idade” disse o Secretário da Saúde. “Fazer da música um instrumento de Promoção da Saúde e da Qualidade de Vida é estar de acordo com o conceito de Saúde da OMS-Organização Mundial da Saúde” concluiu o Secretário.
“SUA SAÚDE, NOSSA PRIORIDADE”
NA CAPITAL DOS GÊMEOS, SAÚDE É PRIORIDADE EM DOBRO: PRIORIDADE DA ADMINISTRAÇÃO E DA POPULAÇÃO.