Focos de Mosquito Aedes Aegypti estão sendo encontrados em Cândido Godói

A Administração Municipal, juntamente com a Vigilância Ambiental em Saúde de Cândido Godói estão fazendo um alerta a população por estarmos num período do ano mais propício a proliferação ao vetor da Dengue, Zika Virús, Chikungunya, por decorrência de altas temperaturas e períodos chuvosos.

A Vigilância Ambiental em Saúde está realizando um trabalho preventivo de visitas domiciliares, em que as agentes de combate a endemias estão realizando notificações para moradores reincidentes em focos de mosquito Aedes Aegypti, seguindo todos os protocolos que regem a lei. Primeiramente, em casos reincidentes, é feita a coleta de larvas e o envio para Laboratório Entomológico da 14° Coordenadoria Regional da Saúde de Santa Rosa. Caso o resultado for positivo para mosquito do gênero Aedes, o responsável assinará uma notificação mediante a Lei Municipal n°2171/2010, tendo o prazo de 5 dias para solucionar os problemas levantados.

Mediante esse prazo, as agentes de endemias fazem retorno a moradia verificando se foi resolvido a questão, caso esteja de acordo com o que foi reivindicado na notificação, o responsável não irá receber multa. Porém, se não foram atendidos os pedidos e ocorrerem novas coletas, o caso será encaminhado para o setor Tributário do Município, com todas as documentações, que resultará na multa conforme a Lei, em relação a quantidade de focos de mosquito Aedes Aegypti.

Vale salientar que todas as pessoas que uma vez forem notificadas pela vigilância, deverão redobrar os cuidados, pois segundo a lei, somente serão necessárias coletas de larvas, análises do laboratório e encaminhamento ao tributário para que ocorra multa novamente. Os valores cobrados pelo tributário em multa geram dívida ativa, se não forem quitadas.

Lembrando que a campanha de doação de tela para proteção de caixas-d’água de coleta de água da chuva continua vigente e os munícipes podem fazer a retirada na Vigilância Ambiental em Saúde de Cândido Godói.

Faça a sua parte, tampe e vede os tonéis e caixas d’água, mantenha as calhas sempre limpas, mantenha lixeiras bem tampadas, limpe devidamente e use cloro nas piscinas, deixe ralos limpos e com aplicação de tela, limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia, não deixe água acumulada. Pequenas atitudes fazem a diferença.