Aprendendo sobre Cidades Sustentáveis

Neste primeiro mês de aulas do ano letivo de 2021 os alunos do 9° ano das EMEF São Luiz Gonzaga e General Osório, nas aulas de Ciências, discutiram o tema Cidades Sustentáveis. Para conhecer melhor o assunto contaram com a ajuda da Engenheira Ambiental Ana Luiza Hermann que, através de uma conversa pelo aplicativo Google Meet, reforçou os objetivos do desenvolvimento sustentável. Este estudo está integrado à Educação Fiscal, incluindo temas como consumo consciente e erradicação da pobreza. As aulas foram realizadas com base na metodologia do Programa União Faz a Vida.

Os alunos do 9° ano da Escola São Luiz Gonzaga querem compartilhar com você, a partir do texto que segue, um pouco do que aprenderam:

CIDADES SUSTENTÁVEIS

São cidades que adotam práticas para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, tanto na economia quanto em questão ambiental. Onde todos os setores da sociedade devem estar empenhados em fazer os projetos sustentáveis acontecerem na prática, tirando-os do papel.

Hoje a maneira de ver o termo sustentabilidade é muito abrangente. Não basta ter indústrias, comércios, nós temos que nos preocupar com o meio ambiente, por exemplo: redes de esgoto, ter mais preservação das nascentes, aumentar o plantio de árvores, …

Cada pessoa pode também fazer sua parte dentro dos seus próprios recursos do dia a dia, optando por utensílios/produtos reutilizáveis em vez de descartáveis ou até mesmo de recicláveis (nem todos são realmente reciclados depois de seu uso).

Ultimamente esses estão recebendo bastante visão, com isso mais marcas acabam sendo criadas ou até mesmo algumas já existentes começam a investir nesse tipo de produto.

Alguns produtos que podemos adquirir são o copos reutilizáveis (tem uns que são dobráveis podendo levar na bolsa sem ocupar muito espaço) assim não ocuparemos tantos copos descartáveis, canudos de papel, vidro ou metal, escovas de dente de bambu (quando você terminasse seus dias úteis daria para apenas tirar as cerdas que continuam sendo de plástico e colocá-la na terra, horta ou composteira).

No nosso município já tivemos alguns avanços no quesito de sustentabilidade. Mas não devemos pensar que é apenas o poder público (prefeitura) que deve fazer acontecer, cada um de nós deve fazer o que estiver ao nosso alcance para tornar nosso município um lugar  sustentável para nosso bem e bem-estar das gerações futuras.