Segurança Alimentar e Nutricional

A alimentação é uma das necessidades básicas do ser humano. É através da ingestão de alimentos que o corpo recebe os nutrientes necessários para a realização das atividades vitais. Para tanto, os alimentos necessitam ser de qualidade e em quantidade suficiente para fornecer o que nosso corpo necessita, sendo esta uma das maiores preocupações também no fornecimento da Merenda Escolar.
O termo Segurança Alimentar e Nutricional tem se destacado cada vez através de políticas públicas, nas quais se destaca a alimentação como direito regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, é a mais antigas políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo programa é executado em todo o país, seguindo normativas governamentais, garantindo o acesso dos estudantes a uma alimentação saudável, valorizando alimentos da agricultura familiar e a acessibilidade alimentar em ambientes saudáveis com ações de educação alimentar e nutricional.
O PNAE tem como objetivo garantir o acesso aos estudantes a uma alimentação saudável baseando nos fundamentos da Segurança Alimentar e Nutricional, valorizando assim, alimentos da agricultura familiar e sem agrotóxicos, como os produzidos pelos próprios alunos nas hortas das escolas.