Grupos de Mulheres Recebem Orientações do SAMU

Numa ação de educação e promoção da saúde, as mulheres integrantes dos grupos organizados de Cândido Godói tiveram a oportunidade de participar de palestras e momentos de integração durante o mês de outubro. A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) organizaram quatro integrações, nas Linhas Paranaguá, Doze Norte, São João e São Pedro.

No momento de acolhida as participantes realizaram a dinâmica das mãos e compartilharam mudas, valorizando o ato de dar e receber, o que contribui para o fortalecimento de vínculos afetivos e para a organização social e comunitária.

As profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), responsável técnica enfermeira Camila Dresch e as técnicas de enfermagem Roseli Backes e Patrícia Schneider, orientaram as participantes sobre o funcionamento do SAMU, como acionar o serviço e atendimento médico. Também foram orientadas situações em que deve ser solicitado auxílio, bem como o que deve ser feito enquanto não chega o atendimento especializado.

Na oportunidade frisou-se a importância dos cuidados para evitar acidentes de trabalho, de modo especial no meio rural, assim como acidentes domésticos. Ainda, orientou-se sobre primeiros socorros, com sinalização do local em caso de acidentes na rodovia, demonstração de desengasgo (quando há obstrução de vias aéreas) e massagem cardíaca (quando o paciente está em parada cardiorrespiratória).

 A equipe do SAMU avalia que quanto mais pessoas tiverem conhecimento de quando e como acionar o serviço, assim como orientações de primeiros socorros, mais eficaz e rápido será o atendimento especializado da vítima e maior a chance de reduzir danos e o paciente sobreviver.

Além das orientações de saúde, os grupos de mulheres se integraram em oportunidades de lazer, com a realização de bingo e compartilhamento de lanches.