APAPE Promove Dia da Família

No dia 10 de novembro aconteceu o encontro alusivo ao Dia da Família, organizado através do Projeto: “Amar as diferenças é Sermos Iguais”, desenvolvido pela Associação de Pais e Amigos das Pessoas Especiais (APAPE) e comtemplado pelo Fundo Social do Sicredi neste ano de 2023.

A APAPE é uma associação sem fins lucrativos e há anos vem atuando na causa das pessoas com deficiência, e neste projeto buscou unir e fortalecer os vínculos familiares de seus sócios PCDs.

Este encontro foi um momento de muita alegria e convivência social, pela parte da manhã aconteceu uma Roda de Conversa com os PCDs e seus familiares, com o tema: “Vida e seus Sentidos” com a mediação da Socióloga e Psicanalista Jane Clevis Bernard. Posteriormente foi servido um almoço para os sócios PCDs e dois familiares ou pessoas com que tivessem vínculos de amizade e/ou de cuidado. Já na parte da tarde a atividade cultural contou com a peça teatral interativa “Sonhos”, através da empresa Planeja, a qual promoveu um momento de descontração e reflexão entre os presentes.

A APAPE entende que momentos como este são de suma importância para a inclusão das pessoas com deficiência de nosso município, de modo também a propiciar acesso à cultura através de um momento de convivência familiar e comunitária. Nos próximos dias a associação estará ainda fazendo entrega de folders informativos em nossa cidade sobre às questões das deficiências, como evitar comportamentos preconceituosos e equivocados, contribuindo para uma maior visibilidade das pessoas com deficiência como cidadãos de diretos.

A APAPE neste momento, agradece a oportunidade dada pela instituição Sicredi, através do “Fundo Social”, pois foi através da contemplação deste projeto que foi possível concretizar momentos como estes, agradece ainda a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS que sempre são órgãos parceiros e contribuíram para a prática deste projeto, pensando e atuando juntos na causa das pessoas com deficiências e seus direitos.