Viagem de Estudos para Ametista do Sul

• Viagem de Estudos para Ametista do Sul

Assunto: Assessoria  |   Publicado em: 08/12/2023 às 07:29   |   Imprimir

Viagem de Estudos para Ametista do Sul
No dia 29 de novembro em torno de 80 estudantes do 9º das escolas de Cândido Godói tiveram a oportunidade de participar de uma viagem de estudos oportunizada através do Programa de Cooperativismo nas Escolas.
Dentre os pontos visitados destacamos a visitação:
- À Igreja Ametista do Sul, que tem paredes revestidas com mais de 40 toneladas de pedras ametistas;
- Ao Restaurante Subterrâneo que utiliza as pedras como decoração das mesas;
- À Loja da COOPERAMETISTA - Cooperativa dos Produtores de Uva e Derivados de Ametista do Sul, que faz o envelhecimento dos vinhos em galerias antigas, junto as paredes de basalto, com luminosidade, umidade e temperatura ideal para este processo. Na loja, além dos vinhos, são comercializados deliciosos sucos de uva e também de laranja, sendo uma alternativa de geração de renda no município;
- À mina em atividade gerenciada pelos garimpeiros da COOGAMAI - Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai, que é a primeira cooperativa de garimpeiros do Brasil. Neste local os estudantes puderam aprender através de palestras sobre como era a vida no garimpo antes da criação da cooperativa e quais os avanços após a organização em cooperativa: regularização da atividade, respeito às normas trabalhistas, adoção de medidas de segurança e saúde no trabalho. Foi oportunizado também o passeio motorizado pela mina, onde foi possível vivenciar um pouco mais sobre a história e as práticas do garimpo na região.
Registramos o agradecimento à COOPERLUZ, à Coordenadora Regional do PCE, Carine Giehl e aos coordenadores das escolas pela parceira e colaboração.