Temporais Continuam Causando Estragos Significativos em Cândido Godói

• Temporais Continuam Causando Estragos Significativos em Cândido Godói

Assunto: Assessoria  |   Publicado em: 09/01/2024 às 10:02   |   Imprimir

Desde os meados de junho de 2023, significativos temporais e enxurradas vem atingindo Cândido Godói e toda região, causando estragos de grandes dimensões. A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil - COMDEC, juntamente com a Administração Municipal, vem encaminhando todas as ocorrências para a Defesa Civil, com o intuito de conseguir recursos que possam auxiliar nos danos.

Desde o primeiro temporal e enxurrada, muitos prejuízos se acumulam:

• Destruição das estradas no interior por inúmeras vezes, sendo que o município possui aproximadamente 600 quilômetros de malha viária;
  • Destruição e obstrução de bueiros;
  • Prefeitura Municipal destelhada duas vezes (16/10 e 18/11) atingindo setores diferentes;
  • Câmara de Vereadores parcialmente alagada e danificada pelo alto volume de chuva;
  • Posto de Saúde da Linha Timbaúva totalmente destelhado;
  • Pontes levadas e/ou estragadas pelas fortes chuvas, sendo que três delas de grande porte ainda se encontram danificadas no rio Amandaú;
  • Casas, apartamentos, igrejas, pocilgas, chiqueiros e galpões de munícipes destelhados pelos vários temporais, sendo o último ocorrido no domingo, 07/01/2024;
  • Inúmeras árvores caídas, em diversos pontos do município, impossibilitando a trafegabilidade nas estradas;
  • Prejuízos de grandes proporções na rede de iluminação pública, rede elétrica;
  • Pórtico da Linha São Pedro arrancado e destruído pelo vendaval.

A Administração Municipal reforça que está focando todos os esforços nas ações emergenciais como limpeza de valos, bueiros, reparos nas estradas, corte e remoção de árvores e recuperação da rede elétrica.

Da mesma forma, as 3 pontes totalmente danificadas sobre o rio Amandaú, não estão recebendo os reparos (trânsito interditado), pois foram registradas ocorrências junto a Defesa Civil do Estado, para a possibilidade de liberação de recurso e construção de pontes novas em concreto. AS REFORMAS FEITAS ANTES DA AVALIAÇÃO DA DEFESA CIVIL IMPOSSIBILITAM A LIBERAÇÃO DE RECURSOS.

Ainda, a Coordenadoria Regional da Defesa Civil alerta para possibilidade de outros temporais no decorrer dos próximos dias. Quaisquer danos causados por temporais devem ser fotografados e informados para a Defesa Civil Municipal ou para Secretaria de Obras. Contatos: 99917-8071 – 99662-3609 – 99935-8060.