Secretaria Municipal de Saúde oferece acompanhamento em grupo às futuras mamães

Sabe-se que a participação em grupos possibilita a troca de experiências e conhecimentos entre as mulheres e os profissionais da saúde, e é considerada também pelo Ministério da Saúde a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde de Cândido Godói, através das equipes de ESF oferece às gestantes do município acompanhamento também através de encontros mensais do Grupo de Gestantes. Os encontros ocorrem uma vez ao mês, normalmente na última sexta-feira de cada mês, com duração em torno de 1 hora, onde podem participar as futuras mamães assim como alguém de escolha da sua rede de apoio.

Em cada encontro são abordados assuntos referentes ao pré-natal e todo processo de gestar, como saúde da gestante, saúde da criança, vacinação, amamentação, saúde mental da gestante, alimentação e nutrição, dentre outros, contando com apoio e participação de vários profissionais da Rede de Saúde do município. Ainda, ao final de cada encontro as gestantes são convidadas a participar de um momento de relaxamento e conexão através de sessões de meditação. Ao final da gestação, a mulher que participou de todos os encontros do grupo até o momento do parto recebe uma linda Bolsa de Maternidade.

Ainda, depois de firmado o contrato de referência para assistência ao parto com o Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, as equipes de ESF vem realizando o encaminhamento e agendamento das consultas pré-parto das gestantes do município, onde através deste atendimento as mesmas podem conhecer a equipe da maternidade que irá realizar seu parto, assim como o ambiente onde o mesmo se realizará, definindo em conjunto com equipe da Atenção Básica o tipo de parto indicado para cada caso.