Prêmio Band Cidades Excelentes

Cândido Godói é uma cidade reconhecida mundialmente pelo fenômeno dos gêmeos, mas também vem se destacando em outros quesitos. Por isso, na tarde do dia 21 de outubro, o Prefeito Valdi Luis Goldschmidt esteve em Porto Alegre para receber a premiação das Cidades Excelentes.
De acordo com a Band RS, “o Prêmio Band Cidades Excelentes chega para reconhecer iniciativas pioneiras, incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública, espalhar as soluções de gestão que sirvam para outros municípios e valorizar os gestores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população. O Prêmio Band Cidades Excelentes 2021 vai premiar e reconhecer todos aqueles municípios que estão fazendo a diferença!”.
Vale salientar que o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil elaborou o IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal para medir o desenvolvimento humano dos municípios brasileiros a partir dos dados do censo demográfico. Posteriormente foi desenvolvida a Plataforma IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila para contemplar e apresentar novas dimensões, promovendo uma visão mais ampla do desenvolvimento dos municípios, com dados atualizados.
O IGMA de uma cidade representa a situação de como ela está, em termos de ciclo virtuoso de desenvolvimento humano, em comparação aos demais municípios do Brasil. A escala que varia de 0 a 100 situa-se em uma das 4 categorias ou níveis desse ciclo. Quanto mais próximo de 100 for o índice, mais excelente é a cidade e quanto mais próxima de 0, mais crítica ela é.
Assim, os municípios são avaliados em 5 pilares de ciclo virtuoso que englobam: Educação, Saúde e Bem-estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, Eficiência Fiscal e Transparência, além de vários indicadores destes pilares.
Nosso município ficou classificado no Prêmio Principal de Cidades Excelentes na categoria municípios até 30 mil habitantes, ocupando a posição de terceiro lugar. Além disso, ainda ficou classificado em segundo lugar, no pilar Saúde e Bem-Estar. O resultado é satisfatório e fruto de muito trabalho, uma vez que a Administração Municipal busca atender com êxito toda a comunidade, investindo em todos setores.