PROJETO ‘PELAS ÁGUAS’: Renovada parceria com a Universidade Federal de Cerro Largo

“Carta de Aceite de Entidade e renovação da parceria foi assinada na quinta-feira, dia 18 de Abril, entre Secretaria Municipal da Saúde e Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Cerro Largo.”
Após destacar a importância desse Projeto Ambiental e Social – em defesa das Águas, da Saúde e da Vida – as duas entidades, Secretaria e Universidade, definiram as ações desse Projeto de Pesquisa.
COLETA DE ÁGUA: Segundo o Coordenador do Projeto, Sr. Valdir Sacks, já ficou definido um roteiro de coleta de águas nos rios e riachos do município, que estão sendo monitorados. “Vamos fazer essas coletas de água, ainda no mês de Abril, para podermos apresentar os resultados na semana do Meio Ambiente, em Junho” propôs a Professora Alcione, coordenadora dos Projetos Ambientais da UFFS. “Vamos comparar os resultados da análise desse ano, com os dados da análise feita no ano passado” concluiu a professora.
PALESTRAS: Além da análise da qualidade das águas, um roteiro de palestras deverão ser propostas ás escolas, possivelmente dentro da Semana do Meio Ambiente, que no município, tradicionalmente, acontece no mês de Junho.
“As escolas, desde o início, são grandes parceiras nesse projeto de cuidado e preservação das águas”, lembrou o coordenador do ‘Pelas Águas’. “Com a criação do “Disque Pelas Águas”; palestras nas Escolas e nos Grupos do Lar; apelos nas Rádios e Jornais; avançamos muito na consciência ambiental da nossa comunidade”, destacou o coordenador. De acordo com a Secretária da Saúde, o setor da Vigilância Ambiental tem todo apoio e estrutura para a execução desse projeto: “A água limpa e saudável é imprescindível para a saúde, bem estar e qualidade de vida da nossa população” concluiu a Secretária Miria Beck.